Aconteceu
Após perda de patrocínio, organizadores das Olimpíadas pedem desculpas por cerimônia
A cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris, realizada na última sexta-feira (26), gerou uma onda de reações ao redor do mundo. O evento, que buscava celebrar a diversidade, acabou levantando polêmicas ao adaptar a icônica “Última Ceia” de Leonardo da Vinci, envolvendo artistas LGBT+, drag queens e bailarinos.
Na releitura da famosa obra de 1497, a DJ Barbara Butch liderou a performance ao lado de um grupo vibrante de artistas. A intenção, segundo Thomas Jolly, diretor artístico, era enaltecer a diversidade e a rica gastronomia francesa. Contudo, a apresentação foi criticada por grupos religiosos, que a consideraram uma ofensa.
A Conferência de Bispos da Igreja Católica Francesa expressou descontentamento, classificando o ato como uma zombaria contra o cristianismo. Maria Zakharova, do Ministério de Relações Exteriores da Rússia, e a Comunhão Anglicana no Egito também manifestaram seu desagrado, destacando que o Comitê Olímpico Internacional poderia perder sua identidade esportiva e humanitária.
Anne Descamps, porta-voz da Olimpíada de Paris 2024, lamentou que a cerimônia tenha causado ofensa, reforçando que a intenção era promover tolerância e amor.
“Nunca houve a intenção de desrespeitar qualquer grupo religioso,” afirmou Descamps.
A direção artística buscava enviar uma mensagem inclusiva, mas reconheceu que algumas percepções podem ter sido diferentes.
Em entrevista concedida à Associated Press neste domingo (28), Thomas Jolly esclareceu que não desejava ser subversivo ou causar escândalo: “Minha intenção era transmitir amor e inclusão,” explicou Jolly, reafirmando que o foco era a união, e não a divisão.
Pedido de desculpas ocorre dias após perda de patrocínio
A C Spire anunciou a retirada de seu patrocínio dos Jogos Olímpicos de Paris após a polêmica encenação de “A Última Ceia” por travestis na cerimônia de abertura. Em um comunicado na rede social X, a empresa expressou seu choque com a “zombaria”.
We were shocked by the mockery of the Last Supper during the opening ceremonies of the Paris Olympics. C Spire will be pulling our advertising from the Olympics.
— C Spire (@CSpire) July 27, 2024
Conforme repercutiu uma reportagem do canal FOX Business, a patrocinadora afirmou que sua decisão de retirar a publicidade foi motivada pela insatisfação com a representação do quadro de Leonardo da Vinci durante o evento.
-
Aconteceu4 anos ago
Jovem instala cofre na geladeira para namorada não comer chocolates dele
-
Tecnologia5 anos ago
Como conquistar o selo de superfã em uma página do Facebook
-
Games4 anos ago
Davy Jones fica sem reação ao ver bugs de The Last of Us 2 e vídeo viraliza
-
Bizarrices4 anos ago
Lanchonete no Acre viraliza ao criar “X-Pabllo Vittar” com dois ovos e uma salsicha