Connect with us

Aconteceu

GloboNews perde 30% de público em um mês e vive crise à beira do “traço” de audiência

Published

on

A GloboNews, líder no segmento de notícias há muitos anos, está enfrentando uma crise de audiência que está dando uma verdadeira dor de cabeça aos seus executivos. O aumento do consumo de streamings e de informações via internet tem afetado drasticamente o canal fechado da Globo, que muitas vezes beira o traço de audiência – um termo usado quando a audiência está tão baixa que se aproxima do zero.

Conforme repercutiu o site especializado em cobertura de imprensa TV Pop, com dados do Teleguiado, a GloboNews perdeu 38% de audiência em apenas um mês. Os dados do PNT (Painel Nacional de Televisão) mostram que a média do canal em 24 horas caiu de 0,13 ponto, em maio, para 0,08, em junho. Cada ponto representa 268 mil domicílios com TV, o que significa que a média diária da emissora de notícias representou apenas 21.447 residências no último mês.

Essa queda tem uma ligação direta com a nova tendência de consumo dos telespectadores. Cada vez mais, as pessoas têm optado por acessar notícias e opções de entretenimento nas plataformas digitais, onde podem escolher o que querem ver e quando querem ver. Esse novo comportamento fez com que o público perdesse o interesse nas TVs por assinatura, que vêm perdendo cada vez mais espaço.

As plataformas de streaming, por outro lado, têm ganhado cada vez mais clientes. De acordo com dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), metade dos clientes da TV paga abandonou suas assinaturas nos últimos 10 anos. Em 2014, havia 19,6 milhões de assinantes, mas desde então houve uma queda de quase 50%, totalizando 9,5 milhões de consumidores atualmente. Isso fez com que muitos canais deixassem de existir e a concorrência entre as emissoras ficasse ainda mais acirrada.

Apesar dos baixos números, a GloboNews continua liderando os canais de notícias na TV por assinatura, ficando à frente da CNN Brasil, da Jovem Pan News e do BandNews TV. No entanto, essa liderança é comparada a ser o maior de todos no meio do deserto: ainda é um líder, mas em um cenário onde a audiência está em declínio constante.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados