Connect with us

Aconteceu

Atleta cubano de beisebol deserta em Miami após derrota de seu time em torneio nos EUA

Ivan Prieto Gonzalez não quis voltar para Cuba.

Published

on

O atleta cubano Ivan Prieto Gonzalez, que atua na posição de bullpen catcher da seleção cubana, participou do torneio internacional World Baseball Classic, quando seu time perdeu nas semifinais para a seleção dos Estados Unidos; a competição ocorreu no loanDepot Park. Entretanto, nesta segunda (20), um dia depois da derrota, ele não embarcou de volta para seu país e desertou em Miami. De acordo com informações da FOX News, Prieto não se apresentou para o voo de volta à Havana, Cuba, com a equipe no Aeroporto Internacional de Miami.

Prieto foi selecionado pela Federação Cubana de Beisebol para ser o apanhador de bullpen do time, quando o time foi escolhido para ir a Taiwan para o jogo inicial de pool. Ele é um jogador de 26 anos, que atua como primeira base e receptor e já jogou com Alazanes de Granma e Sabuesos de Holguin na Série Nacional de Cuba.

Prieto esteve com Holguin por cinco temporadas antes de se transferir para o Granma para a campanha de 2020-21. Ele também jogou pelos Agricultores na Liga de Elite Cubana em 2022.

Ivan Prieto Gonzalez.

Após uma vitória de 14 a 2 sobre a equipe dos EUA, a seleção cubana voltou para Havana e foi recebida pelas autoridades em uma recepção oficial, conforme relatado pelo jornal Miami Herald. A vitória foi vista como uma realização significativa para o time.

Diversos jogadores de beisebol cubanos já tomaram a decisão de desertar do país, incluindo Ivan Prieto Gonzalez, apanhador de bullpen do Time Cuba para o World Baseball Classic. Isso ocorre porque Cuba não permite que jogadores profissionais de beisebol atuem nos Estados Unidos, o que levou muitos jogadores a fugir para realizar seus sonhos na MLB.

Em sua conta oficial no Twitter, a economista Renata Barreto comentou a respeito do caso: “Não acredito que ele fugiu do paraíso socialista!”, ironizou a especialista.

Após a Revolução Cubana, as relações entre os Estados Unidos e Cuba ficaram tensas e Fidel Castro encerrou o beisebol profissional no país. Embora as ligas tenham retornado, Cuba tem visto os desertores como desleais e praticamente negado seus laços entre si. No entanto, isso só levou a mais desertores ao longo dos anos, incluindo jogadores famosos como Orlando “El Duque” Hernandez.

Atleta cubano de beisebol deserta em Miami após derrota de seu time em torneio nos EUA.

Atualmente, muitas estrelas da MLB, como José Abreu, Aroldis Chapman e Randy Arozarena, desertaram do país comunista. A Federação Cubana de Beisebol recentemente anunciou que jogadores da MLB poderão jogar pelo time de Cuba se forem convidados, e jogadores como Yoan Moncada e Yoenis Cespedes estão no elenco atual.

Durante o jogo entre o Time Cuba e os Estados Unidos em Miami, houve manifestações pedindo a liberdade dos prisioneiros cubanos de 11 de julho, que foram presos por protestarem contra a escassez de mercadorias, apagões de energia e dificuldades econômicas. O gerente do Time Cuba, Armando Johnson, afirmou que embora ele não julgue as pessoas por suas opiniões, o time estava lá apenas para jogar beisebol e se divertir.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados