Connect with us

Aconteceu

Governador da Flórida critica lockdown: “Nunca devemos deixar isso acontecer novamente”

Published

on

O governador da Flórida deu uma declaração nesta quinta (16) fazendo duras críticas a classe de especialistas que recomendou o lockdown como política de enfrentamento e combate à Covid-19 em 2020.

Ron De Santis, que foi reeleito em 2022 com ampla margem, afirmou que muitos dos problemas que assolam os Estados Unidos como inflação alta, aumento das taxas de juros e dívidas, decorrem de falhas na crença de que o lockdown foi o correto a se fazer.

A imprensa ao redor do mundo, durante a pandemia, colocou megafones em muitos especialistas favoráveis ao fechamento do comércio e das escolas como a melhor forma de combater a disseminação do Covid-19, uma política, hoje, considerada controversa.

Em todo o tempo, a máxima de que era preciso ignorar a economia, e de que só eram necessários “15 dias em casa para achatar a curva” foi tida como a ideal para combater o vírus. Contudo, recentemente, uma série de reportagens exclusiva do jornal britânico The Telegraph, revelou como muitos políticos nos bastidores reconheciam não ter a certeza do que estavam fazendo ao decretar lockdown na Inglaterra.

O republicano, que poderá disputar as primárias republicanas (processo que define o candidato do partido republicano às eleições presidenciais dos EUA), declarou que jamais permitirá que a supressão do direito de ir e vir aconteça outra vez: “Ao refletirmos sobre o aniversário de 3 anos dos 15 dias para diminuir a propagação, nunca devemos deixar isso acontecer novamente”, disse em seu tweet.

Em outro tweet, DeSantis relembrou dos especialistas que foram contra protestos, porém a favor das aglomerações do Black Lives Matter após o caso George Floyd: “Lembra quando os chamados especialistas em saúde pública disseram que era bom ter reuniões em massa se você se juntasse aos protestos do BLM, mas que não era bom protestar contra os lockdowns?”, declarou.

Apesar de inicialmente ter decretado o fechamento de toda a Flórida, DeSantis, conforme noticia a BBC, imediatamente em abril de 2021, suspendeu as restrições e ordenou a reabertura das escolas.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados