Connect with us

Aconteceu

Surfista João Chianca é proibido de usar pintura do Cristo nas Olimpíadas de Paris

Published

on

O surfista brasileiro João Chianca, conhecido como Chumbinho, foi proibido de usar pranchas com a imagem do Cristo Redentor nos Jogos Olímpicos. A decisão foi tomada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), que segundo informações do jornal O Globo, veta a exibição de símbolos religiosos durante a competição, conforme a regra 50 da Carta Olímpica.

“Acabo de receber a notícia de que a pintura não está autorizada nos Jogos Olímpicos porque Cristo é uma figura religiosa. Os jogos têm regras estritas e se centram na neutralidade total. Obrigado a todos pelo apoio, essas pranchas estão lindas. Sempre buscarei refazer essa pintura”, comentou Chumbinho nas redes sociais.

Em sua primeira participação nas Olimpíadas, Chumbinho enfrentou o marroquino Ramzi Boukhiam e o neozelandês Billy Stairmand na primeira rodada. O brasileiro avançou direto para a terceira rodada após vencer com 10,07 pontos. As provas de surfe estão ocorrendo em Teahupoo, no Taiti.

Após a repercussão do veto, João Chianca recebeu apoio massivo nas redes sociais. Muitos internautas criticaram o COI pela decisão, expressando indignação.

“Quanta injustiça, intolerância religiosa e hipocrisia! Não pode prancha com Jesus, mas pode demonizar a santa ceia! Infelizmente, não é novidade neste mundo caído”, comentou uma usuária.

“Mostra para eles o tamanho do Deus que você crê! Deus te abençoe e que você faça um excepcional campeonato!”, escreveu outra.

A controvérsia destacou a questão das regras rígidas dos Jogos e a reação do público em relação a manifestações religiosas no esporte.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados