Connect with us

Aconteceu

Curiozone encerra atividades do site e reportagens ficarão fora do ar a partir de agosto

Instagram, TikTok e Twitter seguirão em pleno funcionamento.

Published

on

Você se lembra da Marina Joyce? Aquela youtuber britânica doidona que viralizou nas redes sociais? Se você acompanha esse site, deve se lembrar muito bem. Todo mundo começou a ficar preocupado com a segurança dela devido a vídeos que pareciam indicar que ela estava em perigo. Bem, você acompanhou aqui essa confusão toda.

E o anúncio oficial do lançamento do Pokémon GO? Esse foi épico. É claro, o hype já passou, porém o ano era 2016 e foi aqui no nosso site que você ficou sabendo quando iria realmente lançar, em meio a tantas datas falsas e clickbaits do YouTube.

Você também leu aqui quando Donald Trump venceu nos Estados Unidos, depois de tantas pesquisas indicando a vitória de Hillary Clinton. Também viu aqui quando Jair Bolsonaro virou presidente do Brasil, e do mesmo jeito quando eles dois perderam e foram substituídos.

E o que falar então da coluna CPF cancelado? O jeito único de noticiar quando um bandido morre conquistou todos vocês, que compartilham demais quando esse tipo de reportagem (que não costuma ter na mídia tradicional desse jeito) sai aqui. Aliás, todas as matérias dessa coluna são recorde de acessos. Um verdadeiro fenômeno.

É claro, todas essas não foram nenhuma nota exclusiva, o site da Curiozone em 90% das vezes sempre foi curadoria de conteúdo, mas esse site fez questão de deixar registrado tudo isso, que a partir de agosto estará arquivado em servidores privados, e não mais em um site público.

Ao longo de nove anos foi incrível informar você por meio dessa pretensa revista virtual, construir um vínculo de confiança publicando somente reportagens de acontecimentos verídicos (e todos eles com fontes genuninamente verificadas), uma base que permitiu fazer com que muitos enviem para amigos sem medo de estarem sendo enganados, ou serem surpreendidos com um: “isso aqui não é verdade”. Por outro lado, ao mesmo tempo foi desafiador seguir estendendo o tempo que isso estava durando.

Por incrível que pareça muita gente não sabe, mas um site tem custos operacionais, que ao longo do tempo, vão ficando ainda mais caros e pesados para somente uma única pessoa sustentar.

Além desse site precisar de um domínio e um serviço de hospedagem, é necessário conexão com internet, para que obviamente, tudo isso seja colocado no ar. O problema, é que a obtenção de receita ao longo dos últimos dois anos foi se tornando inversamente proporcional às despesas do site. Ele nunca lucrou de forma significativa, e 95% do pouco que rendeu de dinheiro, era para pagar sua manutenção no ar. Nenhum grande patrocinador nos enxergou, nem mesmo o véio da Havan, que os haters tanto insistiam em acusar de nos patrocinar… Quem dera.

Apesar do site não exigir pagamento para ler as reportagens, não colocar paywall e ter, no máximo, três banners de propaganda em uma página, o sistema de monitoramento indicou que metade dos leitores utilizam bloqueadores de anúncios, a única fonte de receita do site.

Em outras palavras, da mesma forma que foi com o AnimeKisa, esse foi mais um site sabotado pelos próprios leitores.

Aos haters de plantão, toda notícia boa tem um lado ruim, e a ruim é que futuramente pode ser que esse site volte ao ar, uma vez que, apesar estar encerrando suas atividades, o Instagram, TikTok e Twitter dele, continuarão em pleno funcionamento, diferente do Facebook.

Você ainda poderá continuar lendo as matérias que sairão exclusivamente aqui até o fim do dia 31, quando então vai chegar o boleto para pagamento da renovação de mais um ano do serviço de hospedagem para o site, boleto esse que não poderá ser pago.

Escrevo com muita tristeza, a tradicional retrospectiva que sai todos os anos em dezembro vai ter que ser pensada de outra forma, e a facada dói ainda mais por saber que 2025 é o ano em que a Curiozone completa 10 anos, mas na esperança de superar esse marco com outro maior e melhor que esse, contando essa história no documentário que vai sair no YouTube ano que vem.

 

 

Com carinho,

Victor Rodrigues.

Instagram // TikTok // X (antigo Twitter)

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados