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Pobre volta a viajar de avião, mas tá proibido querer comprar creme de leite de latinha

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Ah, a maravilha dos discursos inconsistentes. Em meio ao jornalismo do “entenda como isso é bom”, uma realidade nada bonita de se ver acaba se revelando no centro das redes sociais.

No último domingo (23), uma postagem inocente acabou viralizando no X (antigo Twitter). Um consumidor publicou o preço de uma latinha de creme de leite: R$ 9,99.

Para qualquer pessoa verdadeiramente otimista que não faz parte do jornalismo “entenda como isso é bom”, essa seria uma mostra de como uma pessoa melhorou de vida e agora pode comprar um produto que sempre foi mais caro, porém devido a legenda da foto publicada, é notoriamente possível perceber que não foi bem essa a realidade exposta.

Internauta reclama do preço do creme de leite de latinha.

Quem não tem memória curta lembra que houve até mesmo quem tivesse aplaudido um certo alguém que jurou de pés juntos que “o pobre vai voltar a viajar de avião”. Quanta esperança, não é mesmo? A promessa de que todos teriam acesso a voos baratos, elevando o patamar de vida da população de baixa renda. Voar seria um direito de todos.

O problema, é que agora esse mesmo discurso acaba ganhando novos contornos, quando essa mesma pessoa decidiu rebater a postagem reclamando do preço do creme de leite de latinha. Eis a grande pérola: “É coisa de metido a rico querer comprar creme de leite de latinha”.

Internauta rebate postagem no X.

Se a realidade é que alguém não tem dinheiro nem para comprar um creme de leite melhor, que é uma necessidade básica e acessível, como é que essa pessoa vai ter dinheiro para pagar uma passagem de avião? Passagens aéreas, mesmo as mais baratas, ainda são um gasto considerável no orçamento de muita gente. Então, se o bolso não permite um produto básico de supermercado, dificilmente vai permitir uma passagem aérea.

Essa contradição deixa claro que a retórica de “o pobre vai voltar a viajar de avião” está muito distante da realidade prática. Se a pessoa está sendo criticada por querer um creme de leite de melhor qualidade, isso só reforça que ela ainda está lutando para conseguir coisas básicas, quanto mais um voo.

A verdadeira inclusão social não é só permitir que as pessoas possam sonhar com viagens aéreas, mas também garantir que elas possam acessar confortos simples e dignos, como comprar um creme de leite de qualidade. Se o discurso não acompanha essa realidade, ele não passa de palavras vazias, promessas que não se sustentam.

Tréplica de postagem no X.

Então, antes de bater palmas para promessas de céu azul e voos a jato, vale a pena olhar para o carrinho de compras. Se não dá para incluir um creme de leite melhor, pode esquecer as passagens aéreas. A verdadeira medida de progresso social está nas pequenas coisas do dia a dia. Afinal, quem não consegue o básico, certamente não está voando alto.

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