Connect with us

Curiosidades

Entenda o motivo pelo qual Steve Jobs não deixava nenhum de seus filhos usarem iPads

Published

on

Você já ouviu falar que grandes gênios da tecnologia limitam o uso de dispositivos eletrônicos em suas próprias casas? Enquanto para uns isso não é novidade nenhuma e algo já esperado, para outros pode parecer surpreendente. O fato é que Steve Jobs, o lendário fundador da Apple, era um desses.

Em uma entrevista ao The New York Times em 2010, ele revelou algo que deixou muita gente de boca aberta: seus filhos não usavam iPads: “Eles não usam isso. Nós limitamos a quantidade de tecnologia que nossos filhos usam em casa”, disse Jobs ao repórter Nick Bilton.

O autor da biografia de Jobs, Walter Isaacson, explicou o motivo por trás dessa decisão. Segundo Isaacson, todas as noites, Steve Jobs fazia questão de jantar com a família na mesa da cozinha, onde discutiam sobre livros, história e muitos outros assuntos: “Ninguém nunca pegou um iPad ou um computador. As crianças não pareciam viciadas nos aparelhos”, contou o biógrafo.

Steve Jobs não estava sozinho nessa escolha. Muitos outros gigantes do Vale do Silício seguem a mesma linha. Bill Gates, o fundador da Microsoft, não deu celulares aos filhos até que completassem 14 anos. Além disso, ele proibiu o uso dos aparelhos durante as refeições e antes de dormir. Tristan Harris, ex-executivo do Google, alerta sobre os truques que redes sociais como Facebook e YouTube usam para prender nossa atenção sem que percebamos.

Diversos estudos mostram que o vício nas telas pode trazer sérios problemas. Entre eles, estão a dificuldade de concentração, baixa tolerância à frustração, interferência na autoestima e problemas na visão e no sono. Além disso, o livro “Tela Escolar” e vários ex-funcionários de companhias de tecnologia alertam que o uso compulsivo de dispositivos pode acabar com a criatividade e limitar as relações sociais.

Para crianças, esses riscos são ainda mais preocupantes. A American Academy of Pediatrics recomenda que os pais limitem o tempo de uso de telas de acordo com a idade das crianças para evitar o uso compulsivo e descontrolado.

Diante disso, vale a pena repensar o tempo que passamos conectados. Que tal seguir o exemplo de Steve Jobs e reservar um momento do dia para conversar com a família, sem a distração das telas? Ou, como Bill Gates, deixar o celular de lado durante as refeições? Pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença na nossa saúde e bem-estar.

A tecnologia é incrível e pode ser uma ferramenta poderosa quando usada com moderação. Mas, como mostraram Jobs e outros grandes nomes da tecnologia, é importante encontrar um equilíbrio. Afinal, as melhores conexões são aquelas que fazemos no mundo real, longe das telas.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados