Connect with us

Aconteceu

Diretor do filme ‘O Homem que Copiava’ descobre que ‘copiaram’ seu filme na Índia

Published

on

Jorge Furtado é o nome do diretor e cineasta conhecido por ser um dos fundadores da Casa de Cinema de Porto Alegre. Além do feito, ele também ficou famoso por dirigir o filme brasileiro ‘O homem que copiava’. O que o gaúcho não sabia, porém, é que na Índia, alguém acabou copiando seu filme.

A produção em questão se chama ‘Currency’, lançado em 2009 pelo diretor Swathi Bhaskar. Embora a obra seja indiana, o filme é no idioma malaio.

Em entrevista ao portal G1, Jorge desabafou sobre o caso, e disse, revoltado, que não se tratou nem mesmo de uma inspiração. Segundo ele, foi cópia mesmo: “Não é inspirado nem nada, eles copiaram o roteiro. Não é tudo igual, porque tem uns musicais no meio, como todo filme indiano tem”, disse Furtado.

Diretor do filme ‘O Homem que Copiava’ descobre que ‘copiaram’ seu filme na Índia.

Nas redes sociais, Furtado contou para seus seguidores, maiores detalhes da história. O diretor disse que foi procurado, em 2003 depois de ter recebido um prêmio, por produtores indianos da mesma região onde a “cópia” foi filmada.

“Desde então produtores indianos fizeram propostas para comprar o roteiro e refilmar a história na Índia. Como nós nunca chegamos a um acordo (a oferta de grana era ridícula) eles desistiram de comprar o roteiro, mas não de fazer o filme. E fizeram, roubando o roteiro”, escreveu.

Ele contou ainda que ficou sabendo da obra indiana depois de uma breve pesquisa no diretório Internet Movie Database (IMDb). Segundo o cineasta gaúcho, cujo amigo encontrou “Currency” na internet, o filme tem um roteiro “um pouco mais careta” que o original. O diretor divulgou um link com o filme que teria copiado “O Homem que Copiava”, não sem dar um alerta irônico: “Baixar filmes sem autorização é crime, mas acho que eles não vão me processar.”, ironizou.

Apesar da bronca, ele disse que não pretende processar o diretor indiano, citando a dificuldade em buscar alguma reparação no país asiático: “Fiquei mais pensando em sacanear, pegar o filme deles e dublar”, brincou.

O diretor brasileiro ainda disse que mostrou para os atores do filme a produção indiana, mostrando como eles seriam na terra de Bollywood.

Estrelado por Lázaro Ramos, ‘O Homem que Copiava’ conta a história de André, um humilde operador de copiadora, que se apaixona pela vizinha e, para conseguir se aproximar da jovem, se transforma num falsificador de dinheiro.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados