Connect with us

Aconteceu

Estudo diz que população da Terra deverá chegar a marca de 8 bilhões muito em breve

Published

on

A população mundial está prestes a aumentar. E isso não é uma previsão aleatória. De acordo com a estimativa de um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), esse marco seria alcançado até o dia 15 de novembro. E mesmo que você ainda acredite que essas coisas são incrivelmente difíceis de identificar com 100% de precisão, as projeções atuais e uma certa margem de erro nas estatísticas analisadas pelo Wall Street Journal indicam que esse marco não está tão longe assim de acontecer.

António Gutierres, secretário-geral da ONU, afirmou em um comunicado recente que “o Dia Mundial da População deste ano cai durante um ano marcante, quando antecipamos o nascimento do oitavo bilionésimo habitante da Terra. Esta é uma ocasião para celebrar nossa diversidade, reconhecer nossa humanidade comum e se maravilhar com os avanços na saúde que prolongaram a expectativa de vida e reduziram drasticamente as taxas de mortalidade materna e infantil”.

A projeções da ONU sugerem que a população global crescerá para cerca de 8,5 bilhões em 2030, 9,7 bilhões em 2050, e 10,4 bilhões em 2100. Nessa expansão, está previsto também que a China perderá o posto de país mais populoso do mundo, e entregará a coroa para a Índia, até 2023. Enquanto isso, um enorme surto populacional acontecerá nos países em desenvolvimento.

Ainda de acordo com a ONU, mais da metade do aumento populacional projetado até 2050 se concentrará em apenas oito países. São eles a República Democrática do Congo, Egito, Índia, Etiópia, Paquistão, Nigéria, Filipinas e República Unida da Tanzânia.

Por outro lado, outras projeções preveem um futuro um pouco diferente. Isso porque um estudo de 2020 publicado na revista The Lancet, sugeriu que a população global irá crescer nas próximas décadas atingindo seu pico, com cerca de 9,7 bilhões de pessoas em 2064, quando irá começar a cair até 8,8 bilhões em 2100. Caso isso seja verdade, seria a primeira vez em que a população global diminuiu desde meados do século XIV durante a Peste Negra.

Em todos os cenários, é possível observar um enorme crescimento populacional que irá acontecer na África Subsaariana, além de um aumento mais lento a ser visto em todo o mundo árabe.

O resto deste futuro, como sempre, ainda está para ser escrito.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais Acessados